29 de out. de 2008

NOVOS CINEASTAS PREMIADOS _REPORTAGEM A NOTÍCIA

Novos cineastas premiados

ESCOLA DE JOINVILLE FINALISTA DE MOSTRA DE CINEMA NO RIO GRANDE DO SUL

Da sala de aula, os alunos do Centro de Educação Infantil Zé Carioca, de Joinville, saíram direto para a sala de cinema. A experiência de produzir um curta-metragem infantil era quase uma diversão para as crianças de cinco e seis anos – mas o resultado ficou bem além de uma simples brincadeira. “O Susto dos Dálmatas” é um dos cinco selecionados para participar da final do 7o Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba, no Rio Grande do Sul. Mais de 300 curtas foram inscritos na primeira etapa.

O trabalho pedagógico da professora Eliana Maria Gastaldi começou em 2006, com uma reimaginação das histórias do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato. No ano passado, o vídeo ganhou o Prêmio Destaque no Festival de Guaíba e incentivou a professora a participar mais uma vez da premiação. “A intenção nem era ganhar alguma coisa, mas o trabalho deu certo e demos continuidade”, explica.

A produção de “O Susto dos Dálmatas” envolveu 26 crianças. Na trama, desenvolvida pelos próprios alunos, os dálmatas vão procurar a bola para brincar, mas encontram seres estranhos, como cobra, bruxa, lobo e fantasma. Assustados, pedem ajuda aos irmãos e descobrem que se trata de uma festa à fantasia.

O roteiro de cinco minutos e as cenas foram criadas dentro da sala de aula. Cada tomada era analisada pela turma e, se encontrassem falhas, eles mesmos pediam uma nova gravação. “No final, todos ficaram exigentes e queriam um trabalho perfeito, sem nenhum problema”, conta Eliana. Os materiais de gravações e figurinos foram comprados em parceria com a Associação de Pais e Professores (APP) do CEI Zé Carioca.

O Festival de Guaíba ocorre entre os dias 3 e 9 de novembro. Além do evento, “O Susto dos Dálmatas” participa do Projeto Professores do Brasil, do Ministério da Educação e Cultural (MEC), que pretende premiar atividades desenvolvidas dentro da área pedagógica.

Nenhum comentário: