17 de nov. de 2007

Reportagem no Jornal A Notícia

Educação
Uma cineasta na sala de aula
Vídeo produzido em Centro de Educação Infancil do Itaum conquista o primeiro lugar em festival nacional

A união de crianças dispostas, uma câmera digital, muito tecido, tinta e uma professora inspirada deu mais um prêmio à educação de Joinville.

Internet
É possível acessar e assistir aos vídeos premiados e que participaram do festival no site festvideoguaiba.com.br
A professora Eliana Gastaldi, do Centro de Educação Infantil (CEI) Zé Carioca, no bairro Itaum, produziu um vídeo que conquistou o primeiro lugar na categoria mostra infantil da sexta edição do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema, realizado em Guaíba (RS), no dia 10 de novembro.
Dos três vídeos selecionados na categoria, dois foram produzidos pela professora de Joinville. Ontem, ela comemorou a conquista ao lado dos estudantes.
A obra é uma adaptação de um episódio do programa "Sítio do Picapau Amarelo", da Rede Globo, chamado "A vingança da Gárgula", tem seis minutos e teve total participação dos estudantes: do roteiro à escolha do figurino, da trilha sonora ao cenário. Alguns deles atuaram segurando o cenário e, segundo a professora, adoraram. O vídeo vencedor foi gravado no ano passado, com as crianças da turma de seis anos do CEI, que hoje estudam na primeira série. "Todos sabiam todos os papéis. Então ninguém tinha um personagem fixo. Foi muito legal, porque eles aprenderam a ser mais críticos com os programas de televisão", conta a professora.
A idéia de criar o vídeo nasceu nas aulas de múltiplas linguagens, na qual estudavam a televisão. "É um meio muito presente na vida das crianças e serviu também para estimularmos pais e filhos a discutirem em casa", diz Eliana.
O outro vídeo classificado é "O Segredo dos Animais", e foi produzido este ano com as crianças de seis anos. Na próxima semana, a professora termina a edição do filme criado com as crianças de quatro anos. O lançamento ocorre na terça-feira, dia 20, a partir das 20 horas, para os pais e toda a comunidade.

Edição de 15/11/2008

Nenhum comentário: